sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Visita ao Conselho Tutelar da Região Norte (análise da estrutura)

Situado atualmente em um imóvel alugado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, na Avenida Waldomiro Lobo nº 281 no bairro Guarani, o Conselho Tutelar Norte está há pouco tempo neste endereço, houve uma mudança devido ao antigo endereço localizar-se em uma residência de dois andares que dificultava o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais e devido ao acesso ser restrito para o atendimento a população.
Segundo o presidente do Conselho Wallesom G. Silva, existe um projeto que esta em andamento para a construção de uma nova sede para o funcionamento do Conselho Tutelar, projeto este, que já deveria estar pronto desde Julho deste ano, segundo informações a obra se localizará nas proximidades da Avenida Cristiano Machado, provavelmente deverá ser entregue com atraso, e futuramente será o novo endereço do Conselho Tutelar Norte.
Observa-se na entrada do Conselho, uma placa de madeira com o nome da instituição, é possível perceber também, um pequeno jardim e a garagem, onde fica o veículo utilizado pelos conselheiros para realizar as atividades externas.
A recepção é composta da seguinte maneira: três mesas, um armário, um ventilador, um computador, um telefone, um aparelho de fax, um quadro de avisos, um filtro e materiais básicos de escritório como papel, canetas etc. O Conselho é composto por cinco conselheiros todos com formação superior completa ou sendo concluida, em áreas como psicologia, pedagogia, serviço social e sociologia, sendo que o presidente do conselho é Pedagogo, pós-graduado em psicopedagogia e possuindo mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente trabalhando também como professor universitário.
Na composição dos funcionários da instituição constam ainda um motorista, dois guardas municipais e um estagiário. A instituição enfrenta dificuldades com relação a funcionários, o conselho não conta atualmente com o serviço de um assistente administrativo e há quatro meses o órgão esta sem uma auxiliar de limpeza, esta situação obriga os próprios conselheiros a realizarem a limpeza do local.
Com relação às salas dos conselheiros observamos que são compostas da seguinte forma: um computador, uma mesa, cadeiras, um telefone, um armário e um ventilador e um banheiro de uso exclusivo dos conselheiros. De forma geral a organização das salas dos conselheiros é mesma, salvo exceções como caso da sala da conselheira Cida que possui dois armários e um aparelho multifuncional além do mobiliário já exposto acima e do presidente do Conselho, na qual foi possível realizar um breve dialogo.
Observamos que a sala do presidente é composta por um arquivo, uma geladeira pequena, três cadeiras, um ventilador, um telefone e percebemos que não havia um computador, segundo o conselheiro devido a um erro administrativo que já esta sendo reparado, nota-se também, que a atual sala do conselheiro era a antiga cozinha da residência pelo formato do ambiente e pelo espaço um pouco reduzido.
A cozinha localiza-se na parte de trás do imóvel, sendo constituída por: uma mesa com cadeiras, um fogão, uma geladeira, uma televisão e uma bancada com alguns utensílios básicos de cozinha.
Na conversa que tivemos com o professor e presidente do Conselho, foi exposto a nós problemas de relacionamento com a regional e com o departamento de policia civil. Segundo o presidente do Conselho alguns dos maiores problemas de infra-estrutura seriam relativos à internet local que atualmente é velox, mas não atende as necessidades do órgão e posteriormente será modificada para internet via rádio e também o problema que a instituição tem com os telefones que estariam com defeito.
O conselheiro também considera a demanda de casos que o Conselho recebe acima da capacidade de funcionários da instituição, segundo dados o Conselho Tutelar Norte atende a demanda de uma população de quase 300.000 habitantes.
Durante a conversa nos foi dito que o veiculo de uso exclusivo do Conselho, sexta feira dia 11/10/2008 foi apreendido pela BH trans os motivos não foram revelados.
Visita realizada em 17/10/2008 por Cássio F. Câmara , Euler Silva e Marina

Um comentário:

os incríveis disse...

Olá pessoal,
Analisando os Conselhos Tutelares observados e os relatos postados, percebe-se uma grande deficiência no funcionamento da instituição para atender a população e até mesmo das condições precárias de trabalho que são oferecidas aos funcionários dificultando ou até mesmo impedindo que realizem seu trabalho com êxito.

Até logo!

Marina 27/10/20008