terça-feira, 19 de agosto de 2008

Um bom momento!

Hoje tive uma grande experiencia que aumentou meu conhecimento sobre a educação infantil. Fui para um treinamento na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, onde professores e coordenadores do projeto escola de tempo integral se reuniram. Ouvi realtos e experinecias, bem como reflexões que me fizeram pensar no TIDIR desse semestre.
A fala de um professor contanto a experiencia dele me deixou um tanto preocupado com a realidade das instituições de atendimento à criança. Ele falou que ao se proecupar com a ausencia de alguns alunos no projeto, encaminhou ao conselho tutelar. Logo, o conselho o chamou para falar sobre o assunto. Já no conselho tutelar eles disseram para ele que os alunos não são obrigados a ir para o projeto. Como se não tivesse nenhuma impotancia para eles, nem para a comunidade. Essa fala, ao meu ver, afirma um descaso. A criança pode ficar vulneravel às drogas e outras "interferencias", mas não precisa ficar na escola se ela não quiser.
Para entender melhor o que eu estou falando, basta conhecer a realidade do ensino publico. Ficando mais tempo na escola, vivenciando experiencia em projetos as crianças permanecem "protegidas"de certas circunstancias. Continuando o assunto a pessoa que estava coordenando o curso mencionou uma colega de trabalho reproduzindo sua fala ao dizer que, " a infância é uma oportunidade para a sociedade melhorar a si mesma". ( Julia, Secretaria da Educação de Minas Gerais, 2008).
Fui plenamente preenchido com debates a respeito desse assunto. Ao investigarmos uma instituição precisamos olhar esse vies, como a criança e seu futuro estão sendo afetados com as ações dessa instiuição?
Hoje tive que devolver um dos livro que peguei sem ler o livro: Kuhlmann Jr., Moysés, Infancia e educação: uma abordagem historica, Editora Mediação,2° edição, Porto Alegre ,2001. Ele estava reservado ], estou ficando um dia de castigo. Peguei esse livro para verificar as instituições que ao longo da historia se preocuparam com o atendimento e proteção à criança. Termino este realtorio com satisfação por enriquecido muito hoje o meu conhecimento.
Euler de Oliveira
19/08/2008

Nenhum comentário: