quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A primeira impressão é a que fica....

Ao visitar os Conselhos Tutelares e depois de ler e reler as anotações do grupo, percebo um descaso com o Conselho Tutelar. O que mais chamou minha atenção é que as pessoas que mais procuram o Conselho é a camada mais carente da comunidade. Em nenhum momento que estávamos em nossas observações chegou alguém que aparentasse ser de classe média ou alta, sempre as pessoas que apareciam por lá eram carentes financeiramente falando. Será por isso o descaso dos órgãos públicos? Todas as pessoas não são iguais perante a Lei? O Conselho é um órgão público, quando procurado, deve atender a todos sem distinção. Mas impressão que tive é que falta muito ainda para atender com eficiência à demanda, a estrutura é precária, faltam pessoas e faltam recursos tecnológicos pra facilitar o trabalho dos conselheiros.
O Conselho é um órgão importante, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, por isso precisa funcionar e funcionar bem.
Célia Bittencourt 06/11/2008

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ao visitar o Conselho Tutelar da região norte juntamente com o Cássio e Euler, não tive boas impressões. Logo na entrada o portão de acesso a instituição estava fechado e com o atendimento suspenso para a comunidade aquele momento, pois não havia funcionários disponíveis. Nossa visita era atípica por isso conseguimos ser atendidos, neste dia o espaço externo do Conselho estava todo sujo. Havia duas crianças que foram abandonadas pela mãe e seriam encaminhadas para um abrigo. O Conselho estava com o bebedouro impossibilitado de usar e a água servida para a comunidade era retirada de um filtro de barro. Durante a visita observou-se que, provavelmente mais um Conselho funciona com uma estrutura deficiente.

Marina 04 /11 /2008